O que é um relacionamento abusivo?
- Paula Cavalcante

- 24 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023
Muito se fala em relações abusivas ou tóxicas, e mesmo assim nem sempre fica claro conseguir perceber que se está num relacionamento assim. A negação ainda se faz muito presente, seja por vergonha ou medo em admitir que se vivencia com a quantidade de informação a respeito.
Ninguém tem a garantia de que estará isento de estar em uma relação assim. E é preciso ficar atenta aos comportamentos do outro e aos próprios sentimentos diante disso. Os abusos podem ser os mais diversos, sendo um ou mais, podem estar nas entrelinhas ou serem mais explícitos. É, principalmente, reflexo da desigualdade de gênero e se dá pela imposição de poder construída por uma sociedade machista e patriarcal.
É importante reconhecer que abuso é o mesmo que violência, e que existem vários tipos de violências. Várias maneiras de cometer ou sofrer um abuso. Dessa maneira, vai além de uma agressão física e pode se apresentar mesmo em detalhes mais sutis e mascarados.
Assim, é toda e qualquer manifestação de agressividade, seja na sua versão física, psicológica, sexual, moral, verbal. A nível amoroso pode ser provocada por cônjuges, companheiro, amante, namorado ou qualquer parceiro íntimo com quem se relacione. Apresenta-se por meio de palavras ou ações que costumam desestabilizar a outra parte, gerando consequências emocionais.
É caracterizado por uma relação de poder, de um em relação ao outro. Ou seja, existe uma hierarquia (por vezes silenciosa e subliminar) entre as partes, ao invés de uma simetria. Quando uma das partes faz, excessivamente, jogos de controle, desvalorização, manipulação, violência e ciúme.
As mulheres que estão nesses relacionamentos são colocadas na posição do que devem fazer e de quem devem ser, para e por esses parceiros. Costumam se apresentar como problemas no relacionamento:
- A roupa que você veste;
- Seus amigos e família;
- O emprego que você tem;
- O dinheiro que você ganha;
- Os lugares que você frequenta;
- Seus interesses pessoais;
- Quem você é.
Me conta nos comentários se você já identificou ou passou por alguma situação assim um dia? Ou conhece alguém que já tenha vivido ou viva numa relação abusiva? 👇🏻


Comentários